domingo, 4 de novembro de 2012

Sugestão de leitura do mês de novembro

“Cada um vê o que quer… num molho de couves” de Isabel Abecassis Empis é a sugestão de leitura do mês de novembro.

Neste livro a psicóloga clínica questiona o percurso tradicional da terapêutica psicanalítica e propõe uma nova abordagem da comunicação entre terapeuta e paciente.

Aqui fica um excerto que poderá entusiasmar os nossos leitores:

«Esta coisa da tristeza versus depressão faz-me pensar numa criança que nunca esquecerei. Uma menina de sete anos é-me trazida pela mãe a conselho da professora. Dizia esta que a criança era muito reservada, pouco participativa, mas extraordinariamente atenta. No entanto, quando os colegas tinham um conflito uns com os outros, aí era ela que ocorria a consertar as coisas entre os “zangados” e a repor a harmonia. Notava a professora que esta situação se repetia com alguma frequência e que era estranho porque aí a Sofia saía da sua reserva e falava assertivamente, com autoridade, com ambas as partes, acabando com a adversidade. Foi então informada de que a iam levar a uma psicóloga por ser demasiado calada e por a mãe e a professora se interrogarem se ela estaria preocupada ou triste com alguma coisa. Conta-me a mãe que, ao sair do banho, na véspera da consulta, fitando-a com um sorriso tranquilo e uma voz calma lhe disse: “Mãe, não me tirem a minha tristeza; eu preciso dela.”

Lembro-me bem da cara da Sofia, embora não tenha voltado a vê-la: olhar profundo e atento numa pele escura, com um enorme e doce sorriso tranquilo. Penso ter percebido o que a Sofia queria dizer. A sua capacidade de sentir as coisas era-lhe precisa. Não queria que lha tirassem era por aí que se realizava e agia naquilo que era o seu pelouro. Se os adultos precisavam de chamar àquilo tristeza, tudo bem… Mas, “por favor”, não me tirem o que é o meu “enriquecimento” – era, na realidade, o que ela estava a pedir.»




Sem comentários:

Enviar um comentário