Com o feriado de hoje pretende-se, no nosso país, assinalar a data da implantação da República (já lá vão 101 anos), mas hoje é também o dia internacional do professor.
Obra do acaso, contingência histórica, dirão uns, mas eu prefiro descobrir algum significado nesta feliz coincidência. Afinal, os ideais da revolução republicana assentavam fortemente na importância da educação, como muito bem demonstrou a exposição «Educar. Educação para todos. O ensino na I República», realizada em 2010, por ocasião das comemorações do centenário da República. A exposição, organizada em diferentes núcleos e com uma forte vertente interativa, conseguiu salientar as inovações introduzidas no ensino pelos republicanos. Uma exposição de acesso livre, mas infelizmente condicionado à cidade de Lisboa… Por fim, relembro uma citação de César da Silva (Terceiro Congresso Pedagógico, Lisboa, 1912); uma citação que não acusa o peso dos anos... Bom feriado!
“ O mais imperioso dever do estado é instruir, porque instruir é enriquecer e dar felicidade”.
Não poderia estar mais de acordo,a educação é o caminho mais libertador para encontrarmos a felicidade...porque ser feliz no meio da ignorância é uma utopia...costuma dizer -se " quem não sabe, não sofre"...pura ilusão, o sofrimento ajuda - nos a crescer, a dar importância às pequenas vitórias conseguidas com a sabedoria das coisas simples...por isso não te deixes iludir com as poções mágicas dos vendedores de sonhos...procura antes aprender com todos os que trilharam os caminhos da educação.
ResponderEliminar