quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Balanço da 1ª fase do Parlamento dos Jovens





Importância desta iniciativa para a escola

O programa Parlamento dos Jovens inserido no plano anual de atividades da ESCCB, certamente contribui para o desenvolvimento de um pensamento informado e crítico e para o aperfeiçoamento de competências argumentativas essenciais em democracia.

O valor desta iniciativa reside, utilizando as palavras de F. Savater, em demonstrar que “não há homens que nascem para mandar nem há outros que nascem para obedecer, mas que todos nascemos com a capacidade de pensar e portanto com o direito político de intervir na gestão da comunidade de que fazemos parte”.

E foi sempre com esta ideia presente que procurámos, aqui na Camilo,  divulgar os objetivos deste programa e incentivar a participação dos alunos e a colaboração dos docentes.
 

O  projeto de recomendação da ESCCB do Ensino Secundário será defendido na sessão distrital, a realizar no dia 11 de março, pelos seguintes deputados eleitos (4 efetivos e 1 suplente) na sessão escolar:
Gabriela Sousa (11ºC)
António Amaral (11ºC)
Catarina Gonçalves (11ºI)
Carlos Afonso Diniz (11ºI)
André Abraão (10ºG).

No que respeita à participação dos alunos do Ensino Básico no Parlamento dos Jovens, a ESCCB será representada pelos seguintes deputados:
Alex Ramos (9ºA)
Mafalda Perdicoúlis (9ºA)
José Magalhães (9ºA)
Tatiana Vilela (9ºD)
Sara Marçal (9ºD)

Esta 1ª fase do projeto permitiu desenvolver atividades direcionadas para a formação cívica e cultural dos nossos alunos. O sucesso desta iniciativa só foi  possível graças à dedicação e empenho de todos os intervenientes que, não obstante as dificuldades do presente, acreditam que o mundo pode e deve ser melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário