O teste que a seguir se apresenta intitulado “Uma capacidade limitada para ouvir” não constitui um teste de inteligência, mas sim um exercício divertido com um objectivo que no fim se tornará claro.
Leia cada pergunta apenas uma vez e escreva o que primeiro lhe vier à cabeça. No final, confronte as suas respostas com as soluções apresentadas e tire as suas próprias conclusões...
PERGUNTAS
1. Alguns meses têm trintas dias, outros trinta e um. Quantos têm vinte e oito?
2. Se você tivesse apenas um fósforo e entrasse numa casa escura onde houvesse um candeeiro de petróleo, um aquecedor a petróleo e um fogão a lenha – o que acenderia primeiro?
3. Se um médico lhe desse três comprimidos e lhe dissesse para tomar um de meia em meia hora, quanto tempo durariam?
4. Um lavrador tem 17 ovelhas. Morreram todas menos nove. Com quantas ficou ele?
5. Um homem constrói uma casa com quatro lados. Uma estrutura rectangular, sendo cada um dos lados voltado para Sul. Surge um grande urso. De que cor é ele?
6. Tire duas maçãs de três maçãs. Com quantas fica?
7. Quantos animais de cada espécie levou Moisés na Arca?
8. Se conduzisse um autocarro com quarenta e duas pessoas a partir de Lisboa, parasse em Coimbra para apanhar mais sete passageiros e largasse cinco, e em Viseu largasse mais oito pessoas e apanhasse quatro e chegasse ao Porto vinte e quatro horas mais tarde, qual era o nome do condutor?
Uma capacidade limitada para ouvir – RESPOSTAS
- Todos.
- O fósforo.
- Uma hora. Um seria tomado na altura, meia hora depois tomaria outro, e outro meia hora mais tarde, o terceiro.
- Com nove.
- Branco (porque a casa fica no Pólo Norte).
- Com duas.
- Nenhum. Foi Noé!
- Poderia ser o seu próprio nome. A pergunta começa com “Se conduzisse... (eu)”.
Em jeito de conclusão...
No limite, este teste sugere as dificuldades de comunicação que podem resultar do carácter equívoco da linguagem natural. Todos os enunciados apresentados assentam numa estrutura ambígua, o que, em parte, justifica interpretações diferentes. Em média as pessoas conseguem ter apenas menos de quatro respostas certas. Muito poucas obtêm mais de seis.
Imagine, agora, o que se passará quando as pessoas comunicam via telefone, tendo apenas a voz e as palavras para transmitir o que pensam? E na sala de aula? Quanto do que é dito pelo professor, não será entendido de forma diferente pelo aluno...
Importa não esquecer que uma comunicação eficaz depende da sintonia dos sujeitos intervenientes. A codificação e a descodificação da mensagem têm de ocorrer em conformidade. Mas são muitas as variáveis que interferem, fazendo com que os discursos possam não ter uma única leitura.
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