"Estudou Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, 1959, onde se interessou mais pela vida cultural do que pela vida académica. Em 1967 realiza a sua primeira exposição individual de pintura na galeria Buchholz, Lisboa. O desejo de fuga da tela transparece nos primeiros trabalhos de Helena Almeida, onde tenta romper com os limites da pintura e sair do suporte, transgredindo de forma literal os limites do espaço da obra de arte"
"A escola é o lugar para aprender que o amor à vida não se demonstra só através do jogo, mas também cumprindo atividades socialmente necessárias e sobretudo desenvolvendo uma vocação, por mais humilde que aparentemente seja". F. Savater
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Acerca da artista plástica que inspirou o cartaz de divulgação do GIAA
"Estudou Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, 1959, onde se interessou mais pela vida cultural do que pela vida académica. Em 1967 realiza a sua primeira exposição individual de pintura na galeria Buchholz, Lisboa. O desejo de fuga da tela transparece nos primeiros trabalhos de Helena Almeida, onde tenta romper com os limites da pintura e sair do suporte, transgredindo de forma literal os limites do espaço da obra de arte"
Nota de agradecimento
Agora que a obra está feita, alguns agradecimentos se impõem. Em primeiro lugar, aos artistas Rita Carneiro e Vasco Carvalho, alunos do 10ºG, que prontamente aceitaram participar no projeto de divulgação do Gabinete de Informação e Apoio ao aluno (GIAA). Produzidas as fotografias, ouvidos os conselhos da professora de Desenho, feito o arranjo fotográfico e aí está, na porta do nosso Gabinete, o produto final da boa vontade de todos os intervenientes.
E porque participar em projetos de escola vale sempre a pena, por muito difíceis que sejam as circunstâncias, um muito obrigada à professora Nélia Miranda pela colaboração e disponibilidade!
domingo, 27 de novembro de 2011
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Sentimentos cansados
Recorra aos dispositivos da imagem, sabendo que ela lhe dará um acesso rápido aos recursos da sua alma.
Evite os atolamentos da tristeza e acenda a luz que lhe irá trazer uma futura manhã quando o seu tempo se estiver a esgotar.
Se precisar de substituir os sentimentos cansados da existência, reinstale o desejo no painel do corpo e imprima os sentidos em cada nova palavra.
Não precisa de dominar todos os requisitos do sistema: limite-se a avançar pelo visor da memória, procurando a ajuda que lhe permita sair do bloqueio.
Escolha uma superfície plana e deslize o seu olhar pelo estuário da estrofe, para que ela empurre a corrente das emoções para a foz. Verifique então se todas as opções estão disponíveis e descubra a data e a hora em que o sonho se converte em realidade, para que poema e vida coincidam...
Nuno Júdice
http://ilhadeserta1.blogspot.com/2011/11/use-o-poema-para-elaborar-uma.html
domingo, 20 de novembro de 2011
“We Are The Many” Makana
Sugestões de atividades: pesquisar/traduzir a letra da música; relacionar com o contexto social e económico atual; descobrir influências musicais...
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
7 ideias filosóficas que toda a gente deveria conhecer
Para que serve a Filosofia?
Desidério Murcho, 7 ideias filosóficas que toda a gente deveria conhecer, Bizâncio, pp 135,136
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Porque amanhã é o Dia da Filosofia
“Ousa pensar”, como diria o filósofo alemão Immanuel Kant, e, amanhã, dia 17 de novembro de 2011, utiliza o blogue “Dialogar” como um espaço privilegiado para a argumentação e o debate de ideias.
Sugestões de temas? Ilimitadas como o próprio objeto da filosofia…
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Estamos todos ligados
Para saber mais: http://wwf.panda.org/how_you_can_help/campaign/
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
A adolescência vista pelo 10º B
Ser adolescente é… um estado de espírito? Um posto? Uma fase transitória? É algo? Talvez sim ou talvez não.
É ser uma criança grande e um adulto pequeno, que constantemente comete erros.
É um tempo de indecisão e incertezas, onde a nossa maior preocupação é o que os outros pensam de nós e não o que somos. É um conflito interno, entre o que queremos e o que não devemos.
Afinal a adolescência … é um tempo de mudanças, de desafios e de incertezas. Mudanças que podem ser positivas, mas também a causa de tanta insegurança. Inseguro de quem somos, inseguros de quem devemos ser, inseguros do nosso corpo, da nossa mente, ainda que o tentemos esconder.
Que etapa é esta socialmente tão valorizada, ao ponto de escrevermos textos sobre ela?
Mais importante do que escrever textos sobre esta fase da vida é vivê -la e ser feliz!
domingo, 6 de novembro de 2011
Projeto "Por um objectivo"
O projeto “Por um objectivo” assume como público-alvo os jovens e como principal finalidade a divulgação dos oitos objectivos de desenvolvimento do milénio.
Para saber mais:
http://por1objectivo.org/index.php?mod=objectives